sexta-feira, 13 de maio de 2016

ESTILOS DE CERVEJAS


ESTILO DE CERVEJA


LAGERS

American lager: como já explicado acima essas são as cervejas que nós erroneamente chamamos de Pilsen aqui no Brasil. São cervejas refrescantes, de cor amarelo claro até dourado, com espuma clara e aroma discreto. De baixo a médio amargor. Teor alcoólico entre 4 a 6%. Ex.: Antartica, Kaiser, Serramalte, Brahma, Skol e outras.

Pilsner ou Pilsen: Nome derivado desta cidade da Rep. Tcheca. Cervejas mais lupuladas, com maior amargor e dividem-se em duas escolas: a German Pilsner, possui menos malte e mais lúpulo, com espuma branca e cremosa, mais seca e leve. Ex.: Brasileira: DaDoBier Original. Importada König Pilsener; Warsteiner Premium Verum. Outra escola é a Bohemian Pilsener, estilo rico em buquê, refrescante e com acentuado sabor de malte em equilíbrio com o lúpulo. Sempre cristalina. Ex.: Pilsner Urquell; Budweiser Budvar; 1795 Original Czech Lager.

Munich Dunkel: Dunkel significa escura em alemão, portanto as essas cervejas são escuras-avermelhadas, produzidas originalmente em Munique. Bastante maltada e espumante, com leve sabor torrado, lembra pão torrado. Aroma com toques levemente adocicado de toffe. Ex.: Brasileira: Eisenbahn Dunkel; Nova Schin Munich. Importadas: Warsteiner Dunkel e Hofbräu München Dunkel.

Schwarzbier: Significa cerveja preta em alemão. Mas não confunda com a Malzbier. É uma cerveja suave, com aromas que remetem ao café e ao chocolate. Com presença de maltes tostados. Não pode ter sabor frutado, sendo mais seca. Também não é doce. Ex.: brasileiras: Petra Premium, Bamberg Schwarzbier, Xingu.

Malzbier: Cerveja escura e doce, de graduação alcoólica baixa, na faixa dos 3 a 4,5%. Muito famosa no Brasil, não possui muitos correspondentes fora daqui. Na Alemanha, seu país de origem, nem é tratada mais de cerveja e sim bebida energética. Inclusive é pouco classificada em outras fontes, caindo normalmente no grupo de "outras cervejas com baixo teor alcoólico", já que a Malzbier original não chegava nem a 1% de álcool, pois quase não tem fermentação. Quase toda cervejaria brasileira tem sua versão, portanto basta procurar por Brahma Malzbier, Antarctica Malzbier, NovaSchin Malzbier e assim por diante. Trata-se de uma american pale lager na qual, após a filtração, são adicionados caramelo e xarope de açúcar, ai a coloração escura (que não vem do malte tostado) e o sabor adocicado

Vienna: Originário da Áustria, de cor marrom avermelhada, a presença do malte contrabalanceia o amargor do lúpulo. Tem corpo médio e um sabor suave e adocicado de malte levemente queimado. Graduação acoólica entre 4,5 e 5,7%. Exemplo: Brasileira: Bierland Vienna.

Bock: São cervejas avermelhadas. Possuem um complexo sabor maltado devido às misturas de maltes de Viena e Munique. Com graduação alcoólica mais alta indo normalmente de 6% a 14%. Requerem um tempo de maturação maior que as outras lagers, geralmente meses. Ex.: brasileira Kaiser Bock; Polar Bock; Baden Baden Bock; Bierbaum Bock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário