quinta-feira, 19 de maio de 2016

O CREME DO COLARINHO BRANCO


O CREME DO COLARINHO BRANCO 




Chope ou cerveja? Com ou sem Colarinho?

Ao pedir uma cerveja ou um chope, escolhemos com ou sem colarinho?

Tomar uma cerveja ou pedir um chope sem espuma, o chamado colarinho pode ser considerado por aqueles que realmente entendem da bebida um crime, o CRIME DO COLARINHO BRANCO.

Evidente que a quantidade de espuma e a sua estabilidade estão diretamente ligadas ao estilo da cerveja (caso ainda não tenha lido nosso post sobre estilo de cerveja clique aqui), as cervejas da escola belga, por exemplo, apresentaram mais espuma que as cervejas da escola inglesa, mas uma coisa é certa, a espuma é fundamental....



A espuma é formada pela interação do gás carbônico com as proteínas presentes na cerveja e elas tem papel fundamental na preservação da temperatura, do sabor, do amargor e na liberação dos aromas da cerveja. 

Para que uma espuma consistente seja formada no copo da nossa bebida predileta no entanto é preciso que esse esteja extremamente limpo, livre de gorduras e detergentes. Esses dois agentes contribuem para a quebra da espuma.

Nas cervejas de estilo Pilsen, mas mais consumidas no Brasil, 2 dedos de colarinho são suficientes para manutenção das características da cerveja ou do chope. 



Se você é daqueles que vão ao bar e pedem o chope sem colarinho por achar que o garçom está "te enganando", por te servir uma bebida com colarinho, onde deveria conter mais bebida, passe a agradecer esse camarada, pois ele está contribuindo que você possa apreciar todo o sabor da sua gelada sem perder as suas características de aroma, amargor e temperatura ideal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário